domingo, 22 de junho de 2008

A DRACMA PERDIDA !!!

Texto : Lucas cap.15 vs 8 ao 10

v.8 Ou qual é a mulher que tendo dez drácmas e perdendo uma drácma, não acende a candeia, e não varre a casa, buscando com diligência até encontrá-la?

v.9 E, achando-a, reúne as amigas e vizinhas dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a drácma que havia perdido.

v.10 Assim, digo-vos, há alegria na presença dos anjos de Deus por um só pecador que se arrepende.

Introdução: Jesus usou essa parábola para ensinar que, quando um pecador se arrepende há festa no céu, mas a verdade é que se aplica perfeitamente a figura do lar.

Parábola: uma forma de expressar uma verdade, de um ponto de vista do cotidiano.

Drácma: Moeda da época de Jesus que correspondia em valor a um denário, ou 3,6 gramas de prata. O denário era o salário de um dia de serviço.

NO LAR: Temos também 10 drácmas que podemos citar como valores de um lar cristão, são eles:
1) respeito
2) carinho
3) santidade
4) lealdade
5) paz
6) amor
7) dignidade
8) Sinceridade
9) harmonia
10) fé.

Reflexão: precisamos recuperar a drácma perdida no nosso lar! Como ?

A resposta está na própria Bíblia.

a) comece por você; a mulher não pediu a ninguém para procurar sua drácma, ela mesmo procurou.
b) valorize os pequenos detalhes; ela tinha dez moedas, predeu só uma, mas sabia o seu valor.
c) não aceite a perda; podia ter desistido de procurar e se conformado em ficar com apenas 9 moedas, mas não se acomodou com a derrota e perseverou na busca.
d) humilhe-se; varra de sua casa toda sujeira, como por exemplo: orgulho, vaidade, prepotência, arrogância, ressentimento, mágoa e o ódio.
e) perseverança; mesmo que aparentemente esteja demorando, continue buscando.
f) Acenda a cândeia; Jesus é a luz do mundo, deixe-se guiá-lo por sua palavra, pois está escrito: lâmpada para os meus pés a tua palavra e luz para o meu caminho.

Conclusão: Mesmo que alguns valores tenham se perdido ainda há tempo de recuperá-los, busque incessantemente até acha-los, e então alegre-se.

Nenhum comentário: