domingo, 22 de junho de 2008

A DRACMA PERDIDA !!!

Texto : Lucas cap.15 vs 8 ao 10

v.8 Ou qual é a mulher que tendo dez drácmas e perdendo uma drácma, não acende a candeia, e não varre a casa, buscando com diligência até encontrá-la?

v.9 E, achando-a, reúne as amigas e vizinhas dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a drácma que havia perdido.

v.10 Assim, digo-vos, há alegria na presença dos anjos de Deus por um só pecador que se arrepende.

Introdução: Jesus usou essa parábola para ensinar que, quando um pecador se arrepende há festa no céu, mas a verdade é que se aplica perfeitamente a figura do lar.

Parábola: uma forma de expressar uma verdade, de um ponto de vista do cotidiano.

Drácma: Moeda da época de Jesus que correspondia em valor a um denário, ou 3,6 gramas de prata. O denário era o salário de um dia de serviço.

NO LAR: Temos também 10 drácmas que podemos citar como valores de um lar cristão, são eles:
1) respeito
2) carinho
3) santidade
4) lealdade
5) paz
6) amor
7) dignidade
8) Sinceridade
9) harmonia
10) fé.

Reflexão: precisamos recuperar a drácma perdida no nosso lar! Como ?

A resposta está na própria Bíblia.

a) comece por você; a mulher não pediu a ninguém para procurar sua drácma, ela mesmo procurou.
b) valorize os pequenos detalhes; ela tinha dez moedas, predeu só uma, mas sabia o seu valor.
c) não aceite a perda; podia ter desistido de procurar e se conformado em ficar com apenas 9 moedas, mas não se acomodou com a derrota e perseverou na busca.
d) humilhe-se; varra de sua casa toda sujeira, como por exemplo: orgulho, vaidade, prepotência, arrogância, ressentimento, mágoa e o ódio.
e) perseverança; mesmo que aparentemente esteja demorando, continue buscando.
f) Acenda a cândeia; Jesus é a luz do mundo, deixe-se guiá-lo por sua palavra, pois está escrito: lâmpada para os meus pés a tua palavra e luz para o meu caminho.

Conclusão: Mesmo que alguns valores tenham se perdido ainda há tempo de recuperá-los, busque incessantemente até acha-los, e então alegre-se.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

DOMINADORES OU TIRANOS ?


Intolerância
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Intolerância é uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões.

Num sentido político e social, intolerância é a ausência de disposição para aceitar pessoas com pontos-de-vista diferentes. Como um constructo social, isto está aberto a interpretação. Por exemplo, alguém pode definir intolerância como uma atitude expressa, negativa ou hostil, em relação às opiniões de outrem, mesmo que nenhuma ação seja tomada para suprimir tais opiniões divergentes ou calar aqueles que as têm. Tolerância, por contraste, pode significar "discordar pacificamente". A emoção é um fator primário que diferencia intolerância de discordância respeitosa.

A intolerância está baseada no preconceito e pode levar à discriminação. Formas comuns de intolerância incluem ações discriminatórias de controle social, como racismo, sexismo, homofobia, homofascismo, heterossexismo, edaísmo (discriminação por idade), intolerância religiosa e intolerância política. Todavia, não se limita a estas formas: alguém pode ser intolerante a quaisquer idéias de qualquer pessoa.

Em sua forma cotidiana, a intolerância é uma atitude expressa através de argumentação raivosa, menosprezando as pessoas por causa de seus pontos-de-vista ou características físicas e/ou culturais, retratando algo negativamente devido aos próprios preconceitos etc. Num nível mais extremo, pode levar à violência; em sua forma mais severa, ao genocídio. Possivelmente, o exemplo mais infame na cultura ocidental seja o Holocausto. O colonialismo foi baseado em parte, na falta de tolerância para com culturas diferentes daquela da metrópole.

É motivo de controvérsia a legitimidade de um governo em aplicar a força para impedir aquilo que ele considera como incitamento ao ódio. Por exemplo, a Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos da América permite tais manifestações sem risco de ação criminal. Em países como Alemanha, França, Portugal e Brasil, as pessoas podem ser processadas por tal atitude. Esta é uma questão sobre quanta intolerância um governo deve aceitar e como ele decide o que constitui uma manifestação de intolerância.

Enquanto prossegue o debate sobre o que fazer com a intolerância alheia, algo que freqüentemente ignora-se é como reconhecer e lidar com a nossa própria intolerância.

Na Bíblia sagrada existem muitos exemplos de intolerância, porém um dos mais conhecidos é o do Apóstolo Paulo, ele mesmo diz: "E, enfurecido demasiadamente contra eles, até nas cidades estranhas os persegui. " At: 26:11b.

O caso desse homem é o caso típico de quem está totalmente convicto que a outra parte encontra-se completamente equivocada e somente ele está certo, pensa que está fazendo o melhor, aquilo que tem de ser feito, não importa se os outros entendam ou não, ele não admite ser contrariado, afinal de contas ele sabe tudo sobre o assunto em questão sente-se como a única e real autoridade. Isso nada mais é do que " I N T O L E R Â N C I A ".

Mesmo para o apóstolo Paulo um dos maiores inconsequentes, cruel e frio perseguidor da igreja houve oportunidade de mudança, ela surgiu quando o perseguidor teve seu encontro com o perseguido, o intolerante ficou digamos "face a face" com o Senhor Jesus e recebeu sua missão e passou de perseguidor a perseguido e tempos depois admitiu: Não fui desobediente a Visão.

A Intolerância é uma doença, e o intolerante é um doente, mas tem cura, e se chama "JESUS".

domingo, 1 de junho de 2008

A POESIA DO PASTOR

Salmo 23

1.O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.

2.Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas,

3.refrigera a minha alma.Guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

4.Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

5.Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos. Unges a minha cabeça com óleo; e o meu cálice transborda.

6.Certamente que a bondade e o amor me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor para sempre.

Declare hoje mesmo uma poesia de agradecimento ao senhor " Jesus ", pois muitos conhecem o salmo do pastor, mas é preciso conhecer o Pastor do Salmo. Descubra essa e outras maravilhosas e preciosas leituras na Bíblia.

Davi era o irmão mais novo, entre os numerosos filhos de Jessé . O pai o designou como pastor. Davi, conforme relato bíblico,(Livro de Samuel) quando possuído pelo Espírio Santo, matava as feras pra defender as ovelhas do seu rebanho. Daí a forte referência pastoril em "O Senhor é meu Pastor".

Interessante pensar nas condições e locais da época assim como as ferramentas do pastor:

águas tranquilas - pequenas lagoas onde as ovelhas bebem água.
vara - usada para enfrentar e afugentar animais selvagens.
cajado – usado para puxar as pernas das ovelhas quando se prendem ou içá-las quando caem, e também para arrebanhá-la, quando se afasta do rebanho.
óleo – azeite usado para tratar os ferimentos das ovelhas.