sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

ANO NOVO VIDA NOVA

Filipenses Cap. 3

v.13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
v.14 Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.


Introdução: Todo final de ano ouvimos a célebre frase: ANO NOVO, VIDA NOVA!! Alguns chegam a fazer planos e dizem: Esse ano vou trocar de carro, vou para faculdade, ou ainda, esse ano eu saio do aluguel, vou comprar a minha casa própria. Os mais animados projetam mudanças de comportamento, por exemplo: Vou fazer as pazes com minha irmã, vou perdoar meu primo porque me insultou, vou parar de beber, de fumar, etc.
Infelizmente para a maioria isso é apenas uma frase de efeito, uma vaga esperança, o ano velho acaba, vem o novo e as velhas atitudes o acompanham. Continuam agindo, pensando, e articulando tudo como sempre fizeram. Porque?
A resposta é muito simples, porque não conseguem deixar para trás, os velhos conceitos, as velhas opiniões, e as velhas atitudes. Trazem consigo toda a bagagem que acumularam durante sua vida. É obvio que as boas lembranças são saudáveis, mas, por incrível que pareça, são as más lembranças que os acompanham.
Quem fica preso no passado não consegue avançar para o alvo, porque estão olhando para a direção errada. Quem vive de passado é museu!
Lamentavelmente isso ocorre até com certos "cristãos", porém é sempre bom lembrar que a essência de uma pessoa não pode ser estabelecida no que ela pode ter, e sim no que ela deve ser.
Quando abrirem os olhos e verem que devem buscar primeiro o reino de Deus e sua Justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas, aí sim começa uma vida nova. Que deve ser estabelecida de acordo com as Escrituras Sagradas. Passo a passo, vejamos alguns:
1) :
A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem(Hb11:1).
É lógico que não estou falando de uma fé qualquer, estou falando da fé que agrada a Deus(Hb 11:6), a fé que vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus(Rm 10:17). A fé bíblica, a fé em Cristo Jesus. Esse sem dúvida é o primeiro passo para uma vida nova.
2) Perseverança:
O justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele(Hb 10:38).
Na bíblia temos diversos exemplos de perseverança, Abraão, José do Egito, Jesus e muitos outros.
Mas a passagem que mais me incentiva a perseverar e nunca me ensoberbecer como cristão é a de Romanos Cap. 11, conforme abaixo:

16 E, se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são.
17 E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,
18 Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.
19 Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.
20 Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme.
21 Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também.
Perseverar é muito importante, principalmente nas adversidades, pois nesses momentos existe uma tendência de alguns em esfriar, enfraquecer, desistir, e até mesmo balsfemar. Existe uma frase secular que diz: LUTAR SEMPRE, CAIR TALVEZ, DESISTIR JAMAIS!
Nunca desejamos que um cristão caia, mas infelizmente acontece, porém a bíblia diz: Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal(Pv 24:16).
Deus quer você de pé!
3) Amigos:
Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo. Para considerar uma pessoa como amigo, devemos observar no mínimo 3 regras.
- Tem que ter a mesma fé: existe a possibilidade de se divergir, e causar um desgaste que vai se acumulando, e minando a amizade.
- Tem que ter a mesma disposição: de suportar, de se alegar e de chorar, existe recomendações bíblicas para suportar uns aos outros e também para chorar com os que choram e se alegrar com os que se alegram... isso fala de relacionamento com base na confiança, e no amor a Deus e ao próximo.
- Tem que ter o mesmo caráter: não o dos envolvidos, mas, o de Cristo. Isso nos garante um bom relacionamento, um relacionamento saudável, que com certeza dará muitos frutos, e elimina qualquer possibilidade de frustação.
4) A Família:
Primeiro Deus criou o homem, depois a mulher, e os uniu para constituirem uma família. E Jesus assim afirmou: Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem(Mc 10:9).
Existe uma frase famosa que diz: O importante não é ser pai, é participar...é evidente que ser pai é importante, não podemos diminuir a figura do pai, mas com certeza é muito importante também que o pai participe da vida do seu filho, da sua mulher, da sua família, e isso vale para todos os participantes, pai, filho(a) e mãe.
O respeito mútuo faz a diferença, os pais que desejam conduzir seus filhos debaixo de uma educação cristã precisam respeitá-los. Tudo deve ser feito com muito amor e respeito até uma possível repreensão.
Os filhos por sua vêz devem fazer dessa regra, a do respeito, sua regra número um, pois com ela podem obter de seus pais, aquilo que reinvindicam para si.
5) Amor:
Nunca podemos esquecer o passo mais importante para qualquer alvo de nossas vidas, pois Jesus disse: Amar a Deus sobre todas as coisas...e ao próximo como a ti mesmo(Mt 22:37-39).
- Quem ama a Deus: não faz para si ídolos, não se prostitui, não procura ajuda em lugares que Deus abomina, nem muito menos o ignora, nem a Ele nem a seu Filho, antes observa tudo o que Ele manda. Não por obrigação, mas por amor, por devoção, por reconhecimento.
- Quem ama ao próximo: não mata, não rouba, não estrupa, não fofoca, não calunia, não difama, não insulta, etc, antes é capaz de anular a si mesmo para não feri-lo. Quem ama faz tudo pelo bem do outro.
CONCLUSÃO: ANO NOVO, VIDA NOVA! Deixemos para trás tudo aquilo que nos deixa preso ao passado e prossigamos para o Alvo, que é Cristo e sempre à frente.
Conforme II Co 5:17 Quem está em Cristo nova Criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.