sexta-feira, 5 de setembro de 2008

O TUDO DE DEUS !!!

...porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades. --> Sl 57:1b.

O salmista estava sendo assolado por diversas situações que representavam uma verdadeira calamidade em sua vida. Perseguido pelo rei Saul, encontrava-se escondido em uma caverna, sentido-se desprezado, cercado por inimigos e com a certeza de que se por um segundo sequer titubiasse, seria morto, mas sabia QUE EXISTIA UM LUGAR SEGURO, UM ABRIGO, onde ele poderia esperar até que as calamidades passassem.

Calamidades são catástrofes, infortúnios, que ocorrem na nossa vida. Vou citar aqui 3 tipos de calamidades: As naturais, as provocadas pelo homem, e as espirituais.

Naturais: Vulcões, terremotos, tornados, etc.
Provocadas: Destruição das torres gêmeas, etc.

Espirituais: Morte, roubo, destruição...

O interessante é que as cidades e localidades aonde isso acontece com frequência, existe um tipo de alerta, ou sirene que é tocada para avisar os habitantes, afim de dar tempo deles se deslocarem. Por exemplo, ao primeiro sinal de erupção de um vulcão, imediatamente soa-se o alarme.

Infelizmente, existem sempre alguns desavisados ou os que preferem ignorar concientemente o alerta, e acabam sendo vítimas das calamidades.

Quando meditamos na palavra ela serve de alarme, sirene, alerta para nós. Se damos ouvidos com certeza nos livramos, mas se não damos ouvidos, acabamos vítimas das calamidades.

O mais interessante é que temos 3 inimigos fortíssimos que estão sempre dispostos a nos sucumbir com suas calamidades.

Vou falar de um de cada vêz. O nosso primeiro inimigo, o diabo, veio para matar, roubar e destruir, disse Jesus(Jo 10:10a), ou seja, lançar suas calamidades em nossas vidas.

Mas será que ele pode nos tocar? Qual a sua verdadeira posição?

Vejamos:

Lucas 11:21
Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança estão os seus bens;

Lucas 11:22
mas, sobrevindo outro mais valente do que ele, e vencendo-o, tira-lhe toda a armadura em que confiava, e reparte os seus despojos.

Aqui encontramos 3 figuras :

O Valente: representado por satanás, que se mostra como valente mas de valente não tem nada. É tudo aparência, engano, mentira, a bíblia nos ensina que o diabo é o pai da mentira(Jo 8:44).

A casa: São as pessoas que estão no mundo sem Cristo.

O mais Valente: Esse sim é detentor de todo poder, Ele disse: foi me dado todo poder no céu e na terra(Mt 28:18). JESUS !

Se continuarmos a leitura veremos que Jesus vence o valente, retira sua armadura e toma seus despojos.

Conclusão: Satanás não pode nos tocar, ele já foi derrotado então quando as calamidades espirituais nos assolarem, não precisamos temer, pois sabemos que o nosso Senhor Jesus Cristo, já venceu o maligno, e nos fez participantes de seus despojos, devemos sair da defensiva, da postura de derrotado, pois em Cristo, somos mais que vencedores.

Falarei do 2o. inimigo em outra postagem, fica aquio uma dica do 2o. inimigo, vale apena ler em:
Gálatas 6 - 16 E, a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus.

Nenhum comentário: